Definidos os tropeiros TOP10, para 2014 no Circuito Rancho Primavera
Em 2013, foi o ano de estreia do Circuito de Rodeio Rancho Primavera, do Rogério Paitl de Assis (SP). O campeonato deu um carro zero km ao campeão das montarias e também ao melhor tropeiro.
Porém esta não foi a grande novidade, e sim o sistema de seleção de tropeiros. Denominada TOP10, onde só dez tropeiros participam do campeonato o ano todo.
Explicando melhor, a única etapa que todos participam é a primeira. Desta, as três piores boiadas, caem, e da segunda etapa em diante só participam sete boiadas, e em todo rodeio, sobre três e desce três.
O sistema força um qualidade melhor de animais. Mesmo se um boiada estiver liderando o campeonato e em alguma etapa ela for mau, desce, e fica de fora.
E essa não é a única inovação. o cachê para os tropeiros são distribuídos da seguinte forma: 50% da verba destinada a contratações são divididos por igual com os tropeiros, seria o cachê fixo. Os outros 50% são distribuídos em diárias. Ou seja, quem leva mais qualidade, ganha mais dinheiro, gerando automaticamente animais mais qualificados aos competidores e consequentemente mais espetáculo ao público. E ainda, uma boiada pode ter a rentabilidade muito maior que qualquer rodeio normal.
Leia também:
“Enfrentava muitos problemas com touros fracos, que proporcionavam notas baixas, prejudicando o competidor e a qualidade do rodeio, hoje se um tropeiro enviar um touro fraco ele mesmo é prejudicado”. Afirma Rogério Paitl
A boiada campeã de 2014 foi da Cia Califórnia do Chiquinho de Taquaritinga. Esta semana Rogério definiu os tropeiros para a temporada 2014. São eles:
California, Bela Vista, W.Peres, Juvenal Pontremolez, Boa Esperança, Netinho de Taquaritinga, PH / Beto Miahira, JC do Julinho, Maximus e 3B do Bentinho.
A primeira etapa do TOP 10, será na cidade de Lins (SP), entre os dias 03 e 06 de Abril. Em breve o novo site www.ciaranchoprimavera.com.br