Finalista em Umuarama Rafael Ribeiro chegou e pensar em parar de montar após má fase
Sem pontos para o ranking, competidor precisou arrumar um convite da comissão para se apresentar em Umuarama.
Da mesma forma que começo de campeonato é um excelente momento para se aproveitar as oportunidades, é também, um sério risco para quem, não consegue os desempenhos em cima dos touros. Dias maus e dias bons fazem partem da vida de um competidor, o problema é que, ninguém sabe quando esses dias, em especial, os maus vão aparecer.
Alguns nomes já estão associados ao CRP, competidores que chegam todos os anos na briga pelo título, vem muitos rodeios e principalmente ganharam títulos, no campeonato.
Rafael Ribeiro, de Murutinga do Sul (SP), é um desses competidores que já estamos acostumados a ver no Circuito Rancho Primavera.
Em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), primeira etapa, após montar ‘Lord’ da Cia Tércio Miranda, por 5,40 segundos no primeiro dia e ‘Para Raio’ da Cia Gionotti por 6,50 segundos, Rafael Ribeiro, estava desclassificado do primeiro evento voltando para casa com nenhum ponto.
Em Guapirama (PR), segunda etapa, um rodeio de duas turmas e o encontro com ‘Bisão’ da Cia Gioanotti, lhe rendeu apenas 6,18 segundos, não foi o suficiente para ele voltar no sábado, mais uma vez ele voltou para casa sem pontos.
O grande problema é que, campeonato segue o ranking, os vinte primeiros iriam para Umuarama (PR), terceira etapa e, cadê os pontos do Rafael Ribeiro?
Ele não estaria em Umuarama se não conseguisse um convite pela comissão!
E olha como são as coisas, Rafael Ribeiro campeão de SETE ETAPAS no CRP, estava ali em Umuarama, tendo uma oportunidade de pontuar e voltar ao ranking do campeonato.
E já no primeiro dia, sorteou ‘Agressor’ da Cia Paulo Emílio, a primeira montaria da noite.
- Eu já havia caído dele em Colorado na semifinal ano passado, na verdade minha mão escapou da corda perto dos oito segundos, o pensamento meu naquele dia (Em Umuarama) foi passar o dedo no meio da corda, amarrar a mão e vencer ele, eu não tinha outra opção – Explica sobre o reencontro com o touro
Não desperdiçou, marcou 88,75 pontos a segunda melhor nota da noite empatado, marcando sua primeira nota e seus primeiros bônus para o ranking, mas, ainda era pouco.
No segundo dia venceu novamente seu animal, ‘Capitão’ da Cia Zamproni, porém por apenas 62,50 pontos. Ai veio a decisão! Melhorar a nota montando em outro animal ou ficar com nota? Ficou com a nota e caiu para a décima posição no rodeio.
Terceira noite e a missão era a bordo do touro ‘Graxa’ da Cia Zamproni, 74,00 pontos, e sua posição no ranking já melhorou era o quarto no geral, porém em termos de bônus ainda era pouco, precisa de mais.
Na semifinal um encontro bem indigesto com ‘Alemão’ da Cia Paulo Emílio, touro complicado para quem monta com a mão direita, mas ele conseguiu 88,25 pontos, terceira melhor nota do round entrando da final invicto, em terceiro lugar de nota.
- Quando você pega um touro desses, aumenta até as chances para os outros, porque a possibilidade de cair é grande, mas fui para cima, focado, eu não faço distinção do touro para outro, são todos iguais, claro que, touros como este, exige um pouco mais de atenção – conta
Na final não conseguiu vencer o touro ‘Cascavel’ da Cia Paulo Emílio, melhor touro do evento, caindo com 5,73 segundos, porém, terminou o rodeio na quarta posição. Dando a ele bons pontos no ranking.
- Não é esse ou aquele touro que me desconcentra, o que me desconcentra é situação financeira, família, fazia já uns três meses que eu não vinha acertando, aí você começa a pensar na família e, confesso que pensei em até parar de montar, mas agora tudo muda, a gente ganha dinheiro, auto estima sobe, confiança e tudo vai se ajeitando – Disse sobre seu atual momento
- É uma situação difícil, começo de temporada, novos nomes chegando, você vê o Rogério Paitl falando em renovação e você não marca pontos, fico muito complicado, meu físico está ótimo, treino bem, mas quando chega no rodeio, não estava dando certo, agora minha cabeça está no lugar - Finaliza Branco que estará na etapa de Colorado esta semana
PRÓXIMA ETAPA
43ª Festa do Peão de Colorado, de 23 a 26 de março
COMPETIDORES DO CRP EM COLORADO
João Augusto Cezere, Samuel Thiago, João Henrique Lucas, Alex Cerqueira Ribeiro, Fabrício Rodrigues, Danilo Torres Sobrinho, Rafael José de Brito, Flávio Moraes, Jeferson Reis May, Ederson Nalin, Adriano Ramos, Caic Cássio Carvalho, Rafael Marcelino, Rafael Ribeiro e Lucas Divino.
Por Eugênio José – MTB: 67.231/SP
Foto: Eugênio José