O competidor Marcelo Procópio, de Rinópolis assumiu a liderança da FAPI em Ourinhos, Etapa do Circuito Rancho Primavera. Ele marcou a melhor nota da noite, 90,75 pontos, após montar e vencer o touro Titular da Cia Tércio Miranda, assumindo a liderança do evento.
Com 22 anos de idade, Marcelo foi influenciado pelo avô, Pedro Procópio, ex-competidor de montarias em touros. Monta em bezerros desde os treze anos de idade, e participou do projeto de rodeio de mini touros, organizado pelo campeão de Barretos Rinaldo da Silva, o Formiguinha.
- Lá no Formiguinha, foi uma grande escola, aprendi muito, principalmente me acostumar no clima do rodeio, quando montei no primeiro rodeio profissional não senti aquela pressão que todos sentem – Disse Marcelo Procópio que foi terceiro no primeiro rodeio profissional que montou, em sua cidade em Rinópolis (SP).
Mesmo sendo influenciado pelo avô, ele não teve muito apoio, da família no começa, mas logo aceitaram. Seu pai trabalha em fazenda, e foi lá o primeiro trabalho de Marcelo, mas hoje ele vive, se sustenta como competidor de montarias.
- Hoje tenho o total apoio da minha família, lembro do meu tio, Calos Augusto, que prendia os touros para a gente montar, no começo. O competidor João Henrique foi um amigo que sempre me ajudou a corrigir meus erros, esse apoio foi fundamental.
Quando foi finalista do primeiro rodeio profissional ganhou oportunidade e aproveitou sendo finalista de outros eventos que veio em sequência, e ali já sabia o que queria.
- Foi quando larguei o serviço para dedicar a uma coisa só, montar em touros, não dá para fazer duas coisas bem-feita. Eu frequento academia, monto em touros procuro manter meu preparo físico em dia, porque o esporte exige muito – Explica Marcelo
E o esporte, montarias em touros já mostrou para ele que as coisas não são fáceis. Ele já teve que fazer uma cirurgia no joelho e no ombro.
- Achei que não voltaria a montar, porque muitos competidores não resistiram há uma cirurgia de joelho, e encerraram a carreira. Mas, graças a Deus tive um médico bom, deu tudo certo e agora estou conseguindo manter uma sequência de montarias.
- Estar no Circuito Rancho Primavera, é muito bom, temos todas as condições de trabalho, bons animais, organizações, espero conseguir minha primeira fivela de campeão que ainda não tenho.
Um fato curioso, confessado por Marcelo, é que ele praticava capoeira, e um dia resolveu experimentar saltos ornamentais, que é um esporte olímpico, em sua cidade e se deu bem, sendo convidado para participar de alguns testes em São Paulo, porém, como ele já montava em mini touros, não aceitou o convite e seguiu o sonho de estar nas arenas do Brasil