Etapa Indoor do CRP teve show de montarias na abertura da EXPOCAFÉ
Pela primeira vez tive a oportunidade de acompanhar uma etapa completa do Circuito Rancho Primavera, realizada na etapa de Ribeirão Claro no Paraná, durante a 18ª FESCAFÉ.
E festa é uma realização da Prefeitura Municipal de Ribeirão Claro, com organização do Rogério Paitl idealizador do Circuito.
O rodeio teve início após abertura oficial da feira e de algumas montarias em cavalos estilo Cutiano.
Fiz uma experiência diferente do que estou acostumado, sentei na arquibancada e fiquei prestando atenção nas montarias e vou destacar alguns detalhes.
Com uma abertura, rápida, prática, objetiva, condizendo com a necessidade de adiantar o horário que estava avançando por conta a abertura da feira.
Quando foi dada a largada da 14ª Etapa do Circuito Rancho Primavera, o primeiro competidor foi Adriano Ramos dos Santos, de Herculândia, que venceu o touro ‘Oxigênio’ da Wperes, marcando 86,50 pontos. Adriano começou a temporada muito abaixo do que terminou quando foi o campeão do Circuito em 2013. Confiante, técnico mostrou que está de volta a briga.
Lucas Divino, de Nova Crixás (GO), venceu ‘Yellow’ da Cia WPeres com 88,25 pontos. Voltando de contusão, após ficar 60 dias com a tíbia quebrada, ele mostrou sua capacidade, mas deu um grande susto em todos, pois após a montaria o touro pisou justamente na sua perna quebrada, porém não passou de susto mesmo.
Outro competidor que me chamou atenção foi o também goiano, Caic Cássio, de Campo Alegre, que venceu ‘Nocaute’ da Cia Bela Vista com 87,50 pontos. Monta com as botas bem posicionadas com o bico para fora, facilitando o posicionamento de esporas.
Eu estava até meio distraído quando saiu um touro banana de um chifre, com outro pra cima, o nome do competidor não era conhecido do campeonato, vi que um casal a minha frente com um casal de garoto ficou em pé e aplaudiram a todo o momento. Comecei a prestar atenção porque o montaria começava em ritmo agitado. Tratava-se de um competidor de Ribeirão Claro, ‘Prata da Casa’ como disse o locutor. Leandro Henrique venceu ‘Dia de Gloria’ da Cia Bela Vista marcando a melhor nota até aquele momento, terminando a noite na terceira posição.
Chegou vez de Leandro Dalastra de Torrinha (SP), enfrentar Hilux da Bela Vista. Uma montaria excelente, o touro mostrou toda a sua dificuldade – Um senhor que estava do meu lado olhando curioso para meu celular, se levantou para aplaudir – Leandro disse, não pra mim, mas para a entrevista de vídeos do Circuito que estava com medo de montar o touro. Ele transformou o medo em excelente desempenho. Gostei muito desse conjunto que rendeu 90,25 pontos, a melhor da noite, mas ele não mordeu o bolo sozinho.
Continuando minhas observações chegamos ao TOP05, até me ajeitei na arquibancada. Flávio Moraes errou o posicionamento quando ‘Shureck’ do Neto de Taquaritinga começou o giro, foi ao chão, foi o único que caiu.
Na sequência veio Davi Henrique, que teve que trabalhar bem quando o touro ‘Quero-quero’ da Cia Neto de Taquaritinga, girou na mão, ele conseguiu o posicionamento e o touro cortou o giro, mais trabalho, porém Davi com o estilo de sempre fechou os oitos segundo com 88,75 pontos.
Na vez de Sergio Henrique, ele montou ‘Problema’ da Cia Maximus, a expectativa era de um montava boa, e assim foi. Todos esperavam o touro na direita, ele veio na esquerda, na mão de Sérgio, que controlou com destreza e sem dificuldades, e marcou a melhor nota da noite empatado com 90,25 pontos.
Samuel Tiago, que está mais perto do líder, fez bonito em ‘Jagatá’ que pulou na contra mão, e Samuel, mesmo o touro não oferecendo tanta dificuldade, foi técnico, marcou 88,25 pontos e jogou o peso da responsabilidade em Fábio Eleutério, que se caísse colocava a liderança em risco.
Fábio enfrentou ‘Confusão’ da Wperes que também veio de contramão, o líder do Circuito vem em boa fase, afinal, não chegou ao topo por acaso, soube controlar e dominar o touro na contramão alcançando os oito segundos e marcando 89,25 pontos.
Em resumo gostei muito do que vi, mesmo estando na arquibancada, não tive aquela sensação que estava demorando, passou rápido e o clima de disputa foi intenso, mantendo os presentes atentos. Continuarei observando.
Ao todo das 35 montarias, 20 competidores completaram os oitos segundos. A melhor, boiada da noite foi a Cia Bela Vista com a média 44,42 pontos.
O TOP05 da noite ficou assim:
1/2 – Leandro Dalastra; 90,25 pontos
1/2 – Sérgio Henrique; 90,25 pontos
3 – Leandro Henrique ; 89,50 pontos
4/5 – Helessandro Plínio; 89,25 pontos
4/5 – Fábio Eleutério; 89,25 pontos
Resultado completo: http://bit.ly/TGFgha
Na montaria em cavalos Alexandre do Carmo, de Araçariguama, montando ‘Boqueirão’ da Cia Dominguinhos com 85 pontos foi o melhor da noite.
Mais informações e resultado completo no site www.circuitoranhoprimavera.com.br e www.fb.com/circuitoranchoprimavera