%>

Conheça a origem do touro Abadá líder do CRP

photodune-2043745-college-student-s

Faltando duas etapas para a grande final da temporada 2014, posso afirmar que tive a oportunidade de conversar com os principais competidores do Circuito Rancho Primavera durante este ano, ou por telefone, ou pessoalmente e, quando o assunto era: Um touro indesejado a desafiar ou montar a resposta sempre foi unanime: ABADÁ.

O touro da Cia Califórnia, ganhou destaque e respeito por onde passa, mas é no CRP que ele vem ganhando fama e assustando muito competidor de renome.

Roteiro não existe para o touro Abadá. Quando abre a porteira podemos esperar de tudo, ele pula nos dois bretes, lado errado e lado certo, como chamamos no rodeio.

“Quando Abadá está no brete, sempre espero algo dele, pra gente que trabalha com imagem, ele sempre dá um pulo diferente, é bravo, pega um peão, procuro sempre estar bem posicionado quando se apresenta porque ele sempre nos dá uma boa imagem” Declara Ronaldo Lidon, responsável pelas filmagens e vídeos do CRP e que viu de perto várias apresentações do touro.

Na fazenda Califórnia ele fica apartado, em um piquete (pasto pequeno), logo na entrada da fazenda. Todos os outros touros o respeitam, ele chega os outros abrem a roda. E não gosta muito de ficar misturado com os outros animais.

“Além de ser respeitado pelos outros touros, é também respeitado por todos os peões no Brasil” Disse Francisco Nucci, o Chiquinho da Califórnia seu atual proprietário.

De onde saiu este touro chifrudo de 800 Kg aproximadamente, filho de vaca leiteira com touro nelore?

Fui atrás da origem do touro. Para muitos não é novidade, mas para outros tantos sim. Abadá veio da Rondónia e seu primeiro nome era “Ninho de Cobra”.

Ele foi descoberto por Paulo Chagas, tropeiro antigo no estado de São Paulo, e que estava em uma temporada profissional em Rondônia e nas horas vagas era capataz da boiada 2A.

Segundo Paulo Chagas,  o até então touro “Ninho de Cobra” foi visto em Corumbiara na Rondônia, em um rodeio de fazenda.

O nome da Cia na qual Abadá pertencia, Paulo não se recorda, mas o proprietário era Alexandre do município de Parecis (RO), 457 km da capital Porto Velho.

“Ele foi apresentado com dois nomes, Ninho de Cobra e Abadá, achei o segundo mais forte e deixei” Explica Paulo que diz ter feito a negociação em fevereiro de 2011, Abadá custou sete mil reais.

No final de 2012, Paulo comprou 14 touros da boiada 2A e trouxe para São Paulo, sua primeira apresentação foi em Dracena no rodeio Boa Esperança, em Dracena, bom deste dia eu posso contar.

Estava fazendo cobertura esportiva, filmando algumas montarias, e filmei Abadá, no mesmo dia mil pessoas viram o vídeo no Youtube, na mesma noite o Chiquinho da Califórnia comentou no meu Facebook. “Este touro caberia muito bem minha cabeceira da boiada”

Mais tarde no mesmo ano, Chiquinho fechou um negócio com os últimos três touros de Paulo Chagas, incluindo Delírio, Pop Star e Abadá. Desta vez Abadá foi negociado junto com os outros dois, por um total de 120 mil reais. Acredita-se e foi especulado na época que o valor unitário girava em torno de 60 mil reais, apenas especulação. “Foi comprado o pacote, porém a razão do pacote foi ele, Abadá” Afirma Chiquinho.

Após atuação perfeita na cidade etapa do Circuito Rancho Primavera, na etapa de Assis (SP), Abadá passou a liderar como melhor touro da temporada 2014 e chega forte nas últimas etapas.

“É um touro duro, imprevisível, acima de tudo surpreendente, ninguém nunca sabe o que ele vai fazer quando abre a porteira” Destaca Rogério Paitl idealizador do Circuito Rancho Primavera e da associação TOP10

Sobre o preço de venda atual do touro, Chiquinho desconversa. Por mensagem brinquei: “Tenho 100 mil reais, quer?”, ele só riu e não respondeu, mas deu para entender que o touro não está a venda o dinheiro ficticiamente ofertado foi pouco para ele.

Por Eugênio José – MTB: 67.231/SP

contato@eugeniojose.com.br

 

 

by M2Wart